Viagem a Istambul

Istambul foi para mim um dos melhores destinos de férias. As expectativas eram elevadas, no entanto, a cidade, a população, o artesanato superou por completo as minhas expectativas. Aqui irei falar um pouco sobre a minha experiência em Istambul. 

Não percam o vídeo:


Optámos por um voo directo de Lisboa-Istambul, ao chegar ao aeroporto utilizei o metro para chegar ao centro da cidade. Foi necessário efectuar um transbordo, o preço da viagem foi de 3 liras turcas e, apesar de ter chegado à noite, a viagem de metro foi perfeitamente segura.

Onde fiquei hospedada:

Optámos pelo Ares Hotel, que recomendo totalmente. Fica situado mesmo no centro, ao pé da Haya Sophia e da Mesquita Azul. O hotel era muito bom em termos de limpeza, os funcionários eram extremamente simpáticos. Todas as noites éramos recebidas com chá e de manhã tínhamos direito ao especial "Ovos Mexidos" com cogumelos, queijo e tomate.... simplesmente uma delícia. Confiram as fotos do hotel ....




























O que visitar:

Haya SophiaFoi construída no ano de 532 e já foi uma Igreja Ortodoxa (360-1204 e 1261-1453), Igreja Católica (1204-1261), Mesquita Muçulmana (1453-1935) e em 1935 foi transformada em um museu pelo primeiro presidente da Turquia, Ataturk.






































Mesquita AzulÉ uma construção lindíssima do ano de 1609. Não se paga a entrada na mesquita, no entanto, há restrições no que diz respeito às roupas: homens não podem entrar de calções e mulheres precisam ter a cabeça e os ombros cobertos. Não é permitida a entrada com calçado :)
Eles distribuem um saco para guardamos o calçado e um pano azul caso seja necessário nos cobrirmos.


























Cisterna da Basílica (Yerebatan Sarayi)É uma das muitas cisternas de Istambul. Eram construídas na época bizantina para guardar a água caso seus aquedutos fossem destruídos durante alguma invasão.








Topkapi PalaceFoi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos.
Atualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos de ouro (tronos, xícaras, talheres, berços, jóias diversas cravejadas em pedras preciosas), prata, cerâmicaminiaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.







Grand BazaarSão 61 ruas cobertas e mais de 3 mil lojas!! Aqui encontramos lojas de doces, de jóias, de tecidos, roupas, loiças, uma infinidade de coisas. É impossível não gostar de algo e muito menos não comprar alguma coisa.


Se gostar de algo, compre!! É praticamente impossível voltar a encontrar a loja porque aquilo é simplesmente um mundo! Nós quisemos voltar no dia seguinte para comprar umas prendinhas e não estávamos a encontrar a loja, por sorte
 cruzámos-nos com o dono no meio do Bazar e ele reconheceu-nos :)

Comprinhas: Serviço de chá, candeeiro, almofadas, lenços...













































Spice BazarMercado ou Bazar das Especiarias, ou Bazar Egípcio (em turcoMısır Çarşısı) é um dos bazares mais antigos e maiores da cidade turca de Istambul, apenas sendo ultrapassado em dimensões pelo Grande Bazar.

Recomendo os Chás, os doces e as próprias especiarias. Procure bem porque nas lojas da entrada os preços são bastante mais elevados.


























Istiklal StreetA Avenida İstiklal é uma rua de arquitetura elegante, vedada ao trânsito automóvel, que se estende ao longo de quase 3 km, desde o antigo bairro medieval genovês de Karaköy (antigamente Gálata), junto à Torre de Gálata, até à Praça Taksim, o centro de Istambul a norte do Corno de Ouro. A avenida é uma zona de lazer e de comércio, onde se encontram lojas requintadas de todo o tipo, livrarias, galerias de arte, teatros, cinemas, bibliotecas, restaurantes, cafés, bares, alguns com música ao vivo, discotecas, chocolatarias e pastelarias históricas, night club mesquitas, igrejas católicas e ortodoxas, sinagogas, jardins públicos, etc. Ao longo da avenida circula um elétrico antigo recuperado.



Restaurante 360º


Torre de Gálata





Restaurantes de Peixe por baixo da ponte a não perder


Não deixem de provar todas as especialidade do País



A sandes de peixe






Os sumos


Kebab
E estes são apenas alguns dos principais pontos a visitar. Istambul é uma cidade linda com muito para oferecer. Fiquei encantada com tudo, com as pessoas, os monumentos, a simpatia, o artesanato e a comida.
Em momento algum nos sentimos inseguras e o transporte público funciona lindamente.

Foi uma viagem inesquecível. Agradeço às minhas amigas, a companhia e a boa disposição delas. É sem dúvida um lugar a regressar e que recomendo totalmente.